Grandiosidade e Tradição
+10.400
artes recebidas
+4.200
artistas inscritos
+50
países participantes
+10.400
artes recebidas
+4.200
artistas inscritos
+50
países participantes
Tudo começou com o Dr. José Cerqueira Dantas, que estava em busca de algum evento que movimentasse a cena cultural do Estado do Piauí. Com a ajuda de Jota A, aconteceu a primeira edição do Salão, em 2008. Com muita dedicação, criatividade e garra chegamos à 14ª edição! Conseguimos levar riso e reflexão a pessoas do Piauí, Brasil e mundo. Falamos sobre saúde, sedentarismo, consumismo, redes sociais, fofoca, eleições, inveja, intolerância, casamento, paquera e narcisismo e agora, vamos falar de Liberdade. Sempre escolhemos um tema relevante e em sintonia com o momento.
Sucesso desde o início
Sabíamos que o salão seria um grande sucesso quando, na 1ª edição, no dia da abertura, recebemos a visita de um cartunista que veio do Pará especialmente para o evento. Ficamos extasiados com tamanho carinho. Já na 2ª edição, o Salão de Humor inaugurava sua vocação internacional, recebendo sua primeira participação “além fronteiras”, um desenho vindo direto da Inglaterra. Começamos, lá em 2008, com a participação de 250 trabalhos; ano passado, chegamos a receber mais de 1.400 obras vindas de 41 países.
Participação de nomes nacionais
Outra grande satisfação que o Salão realizou foi trazer grandes caricaturistas a Teresina para participar da abertura do evento. Dentre eles, Baptistão e Fernandes, dois dos maiores caricaturistas brasileiros foram jurados no evento e depois fizeram caricaturas ao vivo das pessoas presentes.
Salãozinho
A criação do Salãozinho foi outra grande sacada. Trabalhar com as crianças o gosto pelo desenho de humor é fomentar a criação de futuros artistas. Estamos formando os futuros participantes do evento e fomentando arte e cultura.
Exposição itinerante, cursos e palestras
O Salão é um dos poucos eventos culturais brasileiros que funcionam o ano todo. Além da premiação em si, realizamos exposições itinerantes em escolas, universidades, faculdades, shoppings e pontos culturais de todo o Piauí. O resultado desse trabalho, é o fomento em algumas cidades, como Parnaíba, de um projeto de salão de humor local. O Salão promove ainda cursos e palestras em escolas ministrados pelo curador do evento, o cartunista Jota A.
Catálogo e Calendário
O Salão tem dois filhos amados: o catálogo com os 200 melhores desenhos de cada edição do evento, enviados para os 200 artistas participantes da edição e para bibliotecas, e o calendário com os 12 melhores trabalhos de cada edição do evento. A disputa por esses dois mimos é grande.
Essa história é sua…
Mas essa história não poderia ser construída sem a participação dos cerca de 8 mil artistas que, ao longo desses 14 anos, enviaram seus trabalhos. A todos vocês, e aos que virão, o nosso muito, muito obrigado!
Jota A é cartunista, artista plástico, designer gráfico e xilógrafo. Com uma alma versátil e inquieta, ele é o idealizador do Salão de Humor desde a sua criação em 2008 patrocinado, à época, pelo Medplan. Jota trabalha como cartunista há 32 anos no jornal piauiense O Dia, onde faz diariamente uma charge e uma tirinha. É um dos chargistas mais premiados em salões de humor do mundo, com cerca de 160 prêmios, concedidos em países como Brasil, Turquia e Portugal.
Já lançou três livros com a temática do humor e se prepara para lançar o quarto agora em agosto de 2020, intitulado “As Premiadas do Jota A”. Participou ainda do projeto MSP+50, Maurício de Sousa por mais 50 artistas, desenhando o Chico Bento.
Além disso, tem uma forte atuação cultural, participando de vários eventos no Piauí e nacionais. Colabora com charges para o Greenpeace Brasil e participa de quadros em programa de TV local. É ainda membro do Núcleo de Gravura e Pesquisa do Piauí (NUGRAPPI) e vice-presidente da União dos Artistas Plásticos do Piauí (UAPPI). Participa do canal de vídeo no youtube chamado P.Q.P.: Papo, quadrinhos e participações.